POR Javier Santiago
Detido em Vilamoura , Portugal , um homem foi detido pela Polícia Judiciária por liderar um esquema de falsas cartas de condução.
O indivíduo é suspeito da prática de “32 crimes de falsificação de documento agravada, 14 crimes de tráfico de influência, 12 crimes de burla qualificada e três crimes de condução ilegal”.
A investigação apurou que o homem, a troco de dinheiro, fornecia cartas de condução falsas e fazia crer aos compradores que utilizava contactos no Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) para registar essas cartas no sistema informático como se fossem verdadeiras.Além disso, o arguido anunciava também ter contatos no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que lhe permitiam auxiliar estrangeiros a legalizarem a sua situação em território nacional, recebendo, em contrapartida, pagamentos em dinheiro.Veio-se a descobrir que o homem não tinha qualquer conhecimento no IMT nem no SEF. Mas para manter o esquema, terá mesmo chegado a fazer passar-se por inspetor do SEF em contactos com estrangeiros .No decurso das investigações, foram ainda detidos outros quatro arguidos em flagrante delito, por posse de documentos falsificados .